Atualizado em 18/12/2014 às 08:08

ASSISTÊNCIA: Saiba por que usuários de planos de saúde também procuram atendimento no SUS




 REPÓRTER: A maioria dos usuários de planos de saúde que procurou atendimento no Sistema Único de Saúde entre 2008 e 2012 é mulher. Elas representam 58% dos pacientes que pagam plano, mas por algum motivo procuram atendimento no SUS. A informação foi revelada no mapeamento inédito sobre ressarcimento das operadoras ao SUS, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde e pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Marta Oliveira, explica que diversos motivos levam uma mulher que tem plano de saúde a procurar atendimento em um posto do SUS.

SONORA: diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS – Marta Oliveira

"O principal motivo que a gente viu, que é urgência e emergência, então, por exemplo, a pessoa se acidenta ou tem uma emergência e ela chama o SAMU e esse SAMU sempre vai levar ela para um hospital público. Outro motivo seria a própria preferência. Ela prefere uma determinada rede hospitalar e ela busca essa rede hospitalar pública. O outro seria ela estar num outro lugar, que não o estado dela, e ela acaba buscando nesse outro estado um atendimento. Ou por desconhecimento da rede dela privada naquele lugar ou porque o primeiro lugar que ela achou num momento de emergência foi uma rede pública".

REPÓRTER: Atualmente, o ressarcimento feito pelas operadoras ao SUS é restrito às internações. Apesar de o mapeamento revelar dados sobre as internações de pessoas que tem plano de saúde e procuram um posto público para atendimento, muitas mulheres preferem o SUS também para consultas simples, como as de clínica médica, por exemplo. Esse é o caso da professora Marília Araújo. Ela paga plano de saúde todo mês, mas vai ao posto do SUS quando precisa tratar um problema simples de saúde.

SONORA: professora – Marília Araújo

"Não tenho doença específica, mas vou ao centro de saúde porque a médica é maravilhosa. E não sou só eu, não. Eles têm um programa lá para idoso, são mais de 50 idosos toda segunda, quarta e sexta. E todos eles, se precisar de qualquer especialidade, a própria enfermeira já marca no sistema para consulta. Quase todo mundo tem plano de saúde e atende lá pelo SUS nutricionista, clínico geral e dermatologista também".

REPÓRTER: De acordo com o mapeamento sobre ressarcimento das operadoras ao SUS, a maioria das pessoas que tem plano de saúde e foram atendidas pelo SUS fizeram cirurgias. Em segundo lugar vêm as internações determinadas por clínicos médicos, seguidas pelas internações indicadas por obstetras e pediatras. Na análise por procedimentos médicos, em primeiro lugar vêm os partos, seguidos por internações de emergências.

Reportagem, Fábio Ruas


Fonte: Ministério da Saúde


Compartilhe:


Mais sobre Notícias:


Mais Páginas:

123456789101112131415

Colaboradores

  • Companhia de Jesus Jesuitas
  • Missionários Oblatos de Maria Imaculada
  • Colégio Imaculado Conceição
  • Paroquia Imaculada Conceição
  • Comunita di Sant´Angelo
  • IFG - Instituto Federal Goiano




© Associação Hospital São Pio X    |    contato@hospitalsaopiox.org.br    |    Todos os direitos Reservados.
Praça São Pio X, 76, Centro Ceres, Goiás, CEP: 76.300-000 Tel.: (62) 3307-7900 Fax: (62)3323-1287
Produzido por - Criação de sites - Gestão de Mídia Digital